Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Moraes decreta quebra de sigilo bancário de suspeitos de vazar dados de autoridades

Além disso, o Fisco relatou ter demitido três funcionários e concluído 7 processos disciplinares desde 2023

Brasília|Gabriela Coelho e Leonardo Meireles, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Informações não disponíveis.
  • Conteúdo não foi carregado.
  • Título e subtítulo estão em processo de carregamento.
  • Documentação não está acessível no momento.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ação foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia após determinação de Moraes Rosinei Coutinho/STF - 12.05.2025

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a quebra de sigilo bancário de suspeitos de vazar dados da Receita Federal envolvendo autoridades.

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (17) uma operação para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a suspeitos. A ação foi realizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.


Leia Mais

Em nota, a Receita Federal disse “não tolerar desvios” e informou que em janeiro, o STF havia solicitado uma auditoria em seus sistemas para identificar desvios no acesso a dados de ministros da Corte, parentes e outros nos últimos 3 anos.

Além disso, o Fisco relatou ter demitido três funcionários e concluído 7 processos disciplinares desde 2023.


“A auditoria, que envolve dezenas de sistemas e contribuintes, está em andamento, sendo que desvios já detectados foram preliminarmente informados ao relator no STF”, diz o comunicado.

Entre as pessoas que tiveram os dados vazados estão as esposas de ministros do STF, filhos e outras pessoas relacionadas.


Além das buscas, Moraes determinou medidas cautelares, entre elas o monitoramento por tornozeleira eletrônica, o afastamento do exercício de função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do país.

Veja as medidas:


• proibição de se ausentar da Comarca;

• recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana mediante uso de tornozeleira eletrônica (conduzido pela PF para instalação em 24 horas);

• afastamento imediato do exercício de função pública;

• proibição de ingresso nas dependências do SERPRO e/ou da RFB;

• proibição de acesso a seus sistemas e bases informatizadas;

• proibição de se ausentar do país;

• cancelamento de todos os passaportes, determinação de entrega destes em 24 horas, inclusive estrangeiros, determinação de impedimento migratório, impedimento de obtenção de outro, inclusive pelo MRE.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.