Moraes é sorteado relator de ação que pede plano nacional contra varíola do macaco
Parlamentar pede que o Supremo determine a elaboração de plano nacional e dê autonomia aos estados para lidar com o problema
Brasília|Do R7
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado o relator de uma ação apresentada na Corte que pede que a União seja obrigada a apresentar um plano nacional de combate à varíola do macaco. O tema foi levado até o Supremo pelo deputado Israel Batista (PSB-DF).
No documento protocolado na Corte, o parlamentar pede ao Poder Judiciário que autorize que os estados adotem iniciativas contra o avanço da doença, como medidas de controle e vacinação compulsória de grupos que eventualmente sejam considerados de risco.
Batista alega que o governo tem deixado de coordenar a elaboração de políticas públicas e estratégias para lidar com a doença.
O parlamentar afirma que o governo chegou a desmobilizar um grupo montado para acompanhar a situação da doença. "Aliás, frise-se que, nesse sentido, o Governo Federal determinou, inclusive, o fechamento da Sala de Situação para monitoramento da monkeypox”, destaca o pedido.
Até o momento, o Brasil registra 2.849 casos confirmados de contaminação pelo vírus da varíola do macaco, sendo um dos países em que a infecção mais avança no mundo. Mais de 3.600 casos suspeitos estão sendo investigados.