Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Moraes vota para tornar réus trio que arquitetou explosão em aeroporto de Brasília em 2022

Homens agiram após os resultados das eleições que elegeram Lula para presidência

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O ministro Alexandre de Moraes votou para tornar réus três acusados de planejar um atentado no aeroporto de Brasília em 2022.
  • Os réus, George Washington, Alan Diego e Wellington Macedo, foram acusados de crimes relacionados à tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
  • Eles agiram em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022, buscando provocar instabilidade social.
  • Um artefato explosivo foi desarmado em dezembro de 2022, e a investigação levou à identificação dos suspeitos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Moraes é relator do caso que segue em votação no plenário do STF até o dia 19 Bruno Peres/Agência Brasil - Arquivo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou favorável para tornar réus os acusados de armar uma bomba no aeroporto de Brasília, em 2022.

Os suspeitos — George Washington de Oliveira Sousa; Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza — cumprem atualmente prisão preventiva e foram acusados, pela PGR (Procuradoria-Geral da República), pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e atentado contra a segurança de transporte aéreo.


Leia Mais

O trio agiu após os resultados da eleição de 2022 para presidência da República, em revolta com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em seu voto, Moraes, que é relator do caso, afirmou que os homens visavam “provocar terror, instabilidade social e justificar uma intervenção militar”.


O julgamento começou nesta sexta-feira (12) no plenário virtual do Supremo. Os ministros podem apresentar suas manifestações até a próxima sexta-feira (19).

Relembre o que aconteceu

Equipes policiais desarmaram, em 24 de dezembro de 2022, um artefato explosivo com alto potencial de destruição, acoplado a um caminhão tanque, nos arredores do Aeroporto de Brasília.


O suspeito de planejar o atentado na capital foi identificado como George Washington Oliveira Sousa. A investigação conduziu aos outros dois envolvidos no crime.

A acusação do MPDFT (Ministério Público do DF e Territórios) aponta que os homens agiram com o objetivo de causar uma “comoção social” capaz de desencadear a anulação dos resultados das eleições daquele ano.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.