Brasília Morre o ministro aposentado Gilson Dipp, ex-vice-presidente do STJ

Morre o ministro aposentado Gilson Dipp, ex-vice-presidente do STJ

Informação foi confirmada pelo tribunal; Dipp tinha 78 anos e foi o primeiro coordenador da Comissão Nacional da Verdade, em 2012

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp

Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp

Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp morreu nesta segunda-feira (28), aos 78 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do tribunal. Detalhes da causa da morte ainda não foram divulgados. Ele era casado e deixa três filhos.

O ministro aposentado do STJ atuou por mais de 16 anos na corte, na qual ocupou o cargo de presidente da Quinta Turma e de vice-presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal (CJF). Ele também foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2011 e 2013.



Dipp tomou posse no STJ em junho de 1998 e se aposentou em setembro de 2014. Nasceu em 1º de outubro de 1944, em Passo Fundo (RS), formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1968 e tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região em 1989. Ele ocupou a presidência da corte entre 1993 e 1995.

Além da atuação na magistratura, o ministro foi professor de direito civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dipp também foi o primeiro coordenador da Comissão Nacional da Verdade, entre maio e setembro de 2012.

Últimas