Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Motta pauta tarifa social e PEC das prerrogativas; urgência da anistia é tema para líderes

Proposta de emenda muda regras sobre prisão e julgamento de deputados e senadores

Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Hugo Motta anuncia votação da PEC 3/2021 na Câmara.
  • Proposta altera regras de prisão e julgamento de parlamentares, que só poderão ser julgados pelo STF.
  • Parlamentares não poderão ser presos, exceto em flagrante de crime inafiançável.
  • Outra pauta é a MP 1300/2025, que prorroga isenção de conta de energia para famílias vulneráveis.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Comunicado foi feito nesta terça-feira (16) no X (antigo Twitter) Bruno Spada/Câmara dos Deputados/17.12.2024

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), anunciou nesta terça-feira (16) que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 3/2021, que trata das prerrogativas parlamentares, entrará na pauta da Casa. A informação foi publicada pelo parlamentar nas redes sociais, após reunião do Colégio de Líderes.

O relatório da proposta altera os artigos 53 e 102 da Constituição Federal para reforçar garantias a deputados e senadores. Entre os pontos, o texto determina que, desde a expedição do diploma, parlamentares só poderão ser julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável.


Leia mais

Nesses casos, a detenção deverá ser comunicada em até 24 horas à respectiva Casa Legislativa, que decidirá se mantém ou revoga a prisão.

O relatório da PEC também prevê que pedidos de licença judicial contra parlamentares serão automaticamente suspensos enquanto durar o mandato.


Além disso, caso exista alguma ordem judicial que implique afastamento do exercício da função, a decisão deverá ser submetida ao plenário da Câmara ou do Senado, que terá até 90 dias para deliberar.

MP e 8 de janeiro

No mesmo comunicado, Hugo Motta afirmou que também foi pautada a Medida Provisória (MP) 1300/2025, que prorroga a isenção na conta de energia elétrica para famílias em situação de vulnerabilidade social.


O deputado acrescentou que, nesta quarta-feira (17), haverá nova reunião de líderes para discutir projetos relacionados aos desdobramentos dos atos de 8 de janeiro de 2023.

“Pautaremos a MP 1300/2025, que mantém a isenção da conta de energia para famílias em vulnerabilidade social. Também pautaremos a PEC 3/2021, matéria que fortalece a atividade parlamentar e que foi defendida pela maioria da representação do Colégio de Líderes”, escreveu.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.