Novos administradores regionais são nomeados por Ibaneis; confira as mudanças
O ano começa com trocas em 15 administrações; nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do DF
Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília
A primeira edição do Diário Oficial do Distrito Federal de 2023, uma publicação extra ainda no domingo (1º), revelou a composição das administrações regionais e do secretariado do DF. Ao menos 15 nomes foram substituídos das administrações. Taguatinga, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Guará, Cruzeiro, Samambaia, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Águas Claras, Park Way, Sobradinho II, Jardim Botânico e SIA começam o ano sob nova direção.
Das 33 administrações, 18 manterão os mesmos gestores. Por enquanto, os chefes das duas novas regiões, Arapoanga e Água Quente, ainda não foram nomeados.
Cabe aos administradores fazer articulações com a população e mobilizar, junto ao Executivo local, a execução de serviços públicos nas localidades.
Confira como ficou a composição:
Na administração de Sobradinho, Gutemberg Tosatte Gomes é o novo administrador regional. Ele entra no lugar de Abílio Castro Filho.
Em Taguatinga, assume Renato Andrade dos Santos. Ezequias Pereira Da Silva, o antigo administrador, continua na pasta, agora como chefe de gabinete.
Antônio Célio Rodrigues Pimentel sai da administração de Planaltina e dá lugar a Wesley Fonseca Fraga.
No Paranoá, José Carvalho Pereira Júnior deixa o posto para Wellington Cardoso de Santana assumir o cargo.
Roberto Nobre da Silva deixa a administração do Guará. No lugar dele, entra Artur da Cunha Nogueira.
Luiz Eduardo Gomes de Paula Pessoa deixa o comando do Cruzeiro para Gustavo de Almeida Aires, ex-assessor especial do gabinete do governador.
Na administração de Samambaia, Marcos Leite de Araújo entra no lugar de Claudeci Ferreira Martins.
Leia também
Em São Sebastião, Ataliba Rodrigues Pereira deixa o cargo para Roberto Medeiros Santos.
Wanderley Eres De Deus sai da administração do Recanto das Emas. Carlos Dalvan Soares de Oliveira assume a vaga.
No Riacho Fundo I, Ana Lúcia Pereira de Melo passa o comando para o major Fernando Siqueira Guimarães, ex-comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar.
Em Águas Claras, André Luís Queiroz Rosa foi exonerado para dar lugar ao tenente-coronal Mário Henrique Furtado Rocha de Sousa.
No Park Way, Abdon Luiz De Sousa de Barros foi substituído por Deusdete Soares Benevides.
Osmar Da Silva Felicio sai de Sobradinho II e Diego Rodrigues Rafael Matos assume o lugar.
No Jardim Botânico, José Elias Silva de Jesus deixa o cargo e o 1º Ten. da Polícia Militar do DF Aderivaldo Martins Cardoso assume a função.
No SIA (Setor de Indústria e Abastecimento), Marcela Mara de Oliveira Barbosa passa o cargo para Raphael Eugênio Marques Honorato Assunção.
Nomeações em dezembro
Após o resultado das eleições de 2022, o governador reeleito, Ibaneis Rocha (MDB), já havia realizado a troca de comando de algumas pastas regionais. No início do mês de dezembro, a pedagoga Ana Maria da Silva voltou a assumir a administração regional do Riacho Fundo 2, após concorrer como deputada distrital pelo PP nas eleições de 2022. Rafael Rodrigues Mazzaro assumiu o cargo de administrador regional por dez meses.
Em Ceilândia, Cláudio Ferreira passou para o comando do Sol Nascente e deu lugar para Dilson Resende.
Também em dezembro, Joseli Pedro de Souza foi exonerado de Arniqueira, abrindo o lugar para Telma Rufino. O ex-administrador continua como chefe de gabinete.
No Lago Norte, Marcelo Ferreira da Silva havia sido nomeado no lugar de Anderson Carlos Alves Tôledo.
Gama, Plano Piloto, Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Lago Sul, Santa Maria, Sudoeste/Octogonal, Varjão, Estrutural/Scia, Itapoã e Fercal permanecem com os administradores da gestão anterior de Ibaneis.