Novos ônibus começam a circular sexta-feira no DF
Números das linhas, horários e itinerários serão mantidos até a renovação total dos veículos
Brasília|Do R7, com informações da Agência Brasília

Os primeiros 39 novos ônibus do transporte coletivo estão prontos para operarem na Estrutural, região administrativa do Distrito Federal, a partir da próxima sexta-feira (28), e será a Expresso São José que dará a largada para a renovação da frota de coletivos, de acordo com informações do DFTrans.
De acordo com o diretor-técnico do órgão do GDF, Lúcio Lima, ainda em julho se iniciará as duas primeiras bacias.
— Em outubro, mais duas, e em dezembro, dia 3, mais uma. Esse é o prazo que nós teremos para entrar com todos os ônibus, considerando que dezembro é (o mês para que seja atendida) a última bacia.
Policiais e bombeiros recebem aumento de 50% em gratificação por serviço voluntário
Bacia é o termo dado a cada uma das cinco áreas do Distrito Federal que serão atendidas pelas empresas que venceram a licitação do transporte público (veja mapa abaixo).
Inicialmente, a Expresso São José circulará nas 12 linhas existentes na Estrutural, que eram atendidas pelas empresas Viplan e Planeta, – em duas semanas os novos ônibus chegarão também a Brazlândia, e depois, sucessivamente, a todas as outras cidades em que a empresa atuará: Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires e SAI, regiões administrativas do DF.
Segundo o diretor-técnico do DFTrans, as mudanças ocorrerão somente quando os coletivos novos chegarem a todas as empresas licitadas em todas as bacias (áreas definidas).
— Nesse primeiro momento é importante que a população fique sabendo o seguinte: serão trocados, apenas, os ônibus. As linhas, os horários e os itinerários vão continuar.
Licitação
A Expresso São José ganhou a licitação e assumirá a bacia 5 – ela vai rodar em Ceilândia (ao norte da avenida Hélio Prates), Brazlândia, Taguatinga (ao norte da QNG 11), em Vicente Pires e no SIA, além da Estrutural, com 576 ônibus no total.
Também em julho chegarão às ruas os ônibus da bacia 2, de cor amarela, da empresa Viação Pioneira.
Ela colocará em circulação 640 novos veículos no Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama, regiões administrativas do DF.














