Operação do Ministério da Justiça fiscaliza postos de combustível no Distrito Federal
Pasta e outras nove instituições vão verificar preços e qualidade dos combustíveis, além de apurar se há formação de cartéis
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O Ministério da Justiça coordena uma operação para fiscalizar possíveis irregularidades em 90 postos de combustível do Distrito Federal. Técnicos da Secretaria de Operações Integradas e da Secretaria Nacional do Consumidor da pasta estão investigando, na manhã desta quarta-feira (10), a qualidade e validade dos produtos e o funcionamento das bombas nos estabelecimentos.
A ação nos estabelecimentos vai até sexta-feira (12). Posteriormente, o Ministério da Justiça planeja expandir a atuação para outras regiões do Brasil.
Leia também
Além do Ministério da Justiça, atuam na Operação Petróleo Real outras nove instituições. Entre elas, a Polícia Federal, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Procon-DF, secretarias do Governo do Distrito Federal e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O Cade e a PF vão investigar crimes contra a ordem econômica como, por exemplo, a formação de cartéis entre os postos de combustível da capital. As instituições que integram o grupo também vão fiscalizar o descumprimento de normas trabalhistas, tributárias, de segurança e ambientais.