Oposição reage a desfile a Lula em escola de samba e promete ações judiciais
Flávio Bolsonaro, Damares Alves e Deltan Dallagnol estão entre os nomes que criticaram o evento
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O senador Flávio Bolsonaro (PL) usou as redes sociais nesta segunda-feira (16) para criticar o desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2026, que homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na publicação, o parlamentar diz que vai protocolar uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra os “crimes do PT na Sapucaí”.
“Nossa ação contra os crimes do PT na Sapucaí, com dinheiro público, será protocolada rapidamente no TSE! Além dos ataques pessoais a Bolsonaro, eles atacaram o maior projeto de Deus na Terra: a família! Vamos vencer o mal com o bem!”, escreveu Flávio.
Além do senador, outros parlamentares da oposição criticaram a homenagem feita pela escola de samba. O ex-vereador Carlos Bolsonaro repostou uma publicação que afirma que o desfile foi um “deboche” aos brasileiros. “Esse desfile eleitoral foi um tapa na cara de todo brasileiro de bem!”, diz.
O deputado federal pelo Espírito Santo Messias Donato afirmou que vai protocolar uma ação na PGR (Procuradoria-Geral da República) para apurar possíveis irregularidades.
Veja mais
“Diante das imagens amplamente divulgadas, é necessário apurar possível irregularidade decorrente da descida de Lula à pista do Sambódromo que promovia a sua própria imagem e querem tratar como algo trivial, em contexto que a própria jurisprudência eleitoral costuma tratar com cautela.O respeito às regras eleitorais e às instituições deve valer para todos. Se fosse em outro palanque político já teriam gritado “propaganda antecipada”, disse.
Assim como os demais, o ex-deputado usou as redes sociais para criticar a homenagem, repostando uma publicação que configura o ato como "abuso de poder político".
Já o senador Flávio Moro, fez uma comparação ao desfile com a Coreia do Norte, um dos países mais fechados e isolados do mundo, e citou bens investigados na época que Lula foi preso.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














