Brasília Pacheco assume Presidência da República durante viagem de Bolsonaro aos EUA

Pacheco assume Presidência da República durante viagem de Bolsonaro aos EUA

Presidente do Senado fica no cargo até sábado (11); o vice, Mourão, está na Espanha, e o presidente da Câmara acompanha Bolsonaro

  • Brasília | Victória Olímpio, do R7, em Brasília

Rodrigo Pacheco e Jair Bolsonaro

Rodrigo Pacheco e Jair Bolsonaro

Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumiu interinamente a Presidência da República nesta quarta-feira (8) em função da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Ele fica no cargo até o próximo sábado (11). No lugar de Pacheco no Congresso, assume o 1º vice-presidente da Casa, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Na condição de presidente, Pacheco vai visitar João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, para participar das festas de São João, nesta sexta-feira (10).

Segundo na linha sucessória de substituição de Bolsonaro, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão — que lançou uma vaquinha virtual para bancar candidatura ao Senado —, está em visita oficial à Espanha, até sábado. Terceiro na ordem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também não pode assumir a Presidência interinamente, já que está na comitiva de Bolsonaro ao país comandado por Joe Biden. O encontro nos Estados Unidos reúne líderes dos países das Américas do Norte, do Sul e Central, além do Caribe.

Esta é a segunda vez que o presidente do Senado assume a Presidência em caráter interino. A primeira foi em maio, quando Bolsonaro viajou para a Guiana. Na ocasião, Mourão estava no Uruguai, e Lira, nos Estados Unidos.

Últimas