Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pacheco assume Presidência da República durante viagem de Bolsonaro aos EUA

Presidente do Senado fica no cargo até sábado (11); o vice, Mourão, está na Espanha, e o presidente da Câmara acompanha Bolsonaro

Brasília|Victória Olímpio, do R7, em Brasília

Rodrigo Pacheco e Jair Bolsonaro
Rodrigo Pacheco e Jair Bolsonaro Rodrigo Pacheco e Jair Bolsonaro

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumiu interinamente a Presidência da República nesta quarta-feira (8) em função da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Ele fica no cargo até o próximo sábado (11). No lugar de Pacheco no Congresso, assume o 1º vice-presidente da Casa, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Na condição de presidente, Pacheco vai visitar João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, para participar das festas de São João, nesta sexta-feira (10).

Segundo na linha sucessória de substituição de Bolsonaro, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão — que lançou uma vaquinha virtual para bancar candidatura ao Senado —, está em visita oficial à Espanha, até sábado. Terceiro na ordem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também não pode assumir a Presidência interinamente, já que está na comitiva de Bolsonaro ao país comandado por Joe Biden. O encontro nos Estados Unidos reúne líderes dos países das Américas do Norte, do Sul e Central, além do Caribe.

Esta é a segunda vez que o presidente do Senado assume a Presidência em caráter interino. A primeira foi em maio, quando Bolsonaro viajou para a Guiana. Na ocasião, Mourão estava no Uruguai, e Lira, nos Estados Unidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.