Paraná teve três tornados com ventos de até 330 km/h, diz Simepar
Ao menos 1.000 pessoas estão desalojadas e cerca de 28 desabrigadas em Rio Bonito do Iguaçu
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou nesta segunda-feira (10) outros dois registros de tornados no interior do estado durante as tempestades da noite de sexta-feira (7), sendo um em Turvo e outro em Guarapuava. Na região de Rio Bonito do Iguaçu, onde os impactos atingiram 90% da cidade, os ventos atingiram entre 300 km/h e 330 km/h, informou a análise.
O tornado deixou seis mortos— cinco em Rio Bonito do Iguaçu (três homens de 49, 57 e 83 anos; duas mulheres de 47 e 14 anos) e um homem de 53 anos em Guarapuava.
Ao menos 1.000 pessoas estão desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade. Segundo o estado, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer os serviços essenciais e atender a população.
Veja mais
Segundo a Simepar, o grande calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos, criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no estado.
O órgão afirmou que segue analisando imagens e relatos de outras possíveis ocorrências na região, que apresentam indícios de tornados.
Paraná sanciona lei que prevê auxílio de até 50 mil para famílias afetadas
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), sancionou uma lei que prevê um auxílio de até R$ 50 mil para famílias afetadas pelo tornado que atingiu a região na última sexta-feira (7). A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa neste domingo, permite o repasse direto de recursos financeiros às famílias.
Nas redes sociais, o governador agradeceu o empenho dos parlamentares e disse trabalhar para atender a população. “Agradeço a todos os deputados por terem votado a favor dessa proposta. Trabalhamos unidos pra reerguer a cidade e atender rapidamente a população”, escreveu.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













