Parlamentares repercutem escolha de Flávio Bolsonaro como sucessor de Jair Bolsonaro em 2026
Aliados e opositores reagem à decisão de Jair Bolsonaro de lançar Flávio como candidato ao Planalto
Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Parlamentares e outras autoridades políticas se manifestaram pelas redes sociais nesta sexta-feira (5) após o anúncio de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu o filho e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para disputar a Presidência da República em 2026. Com isso, Flávio deve enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima corrida eleitoral.
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) classificou a indicação como “mais do que previsível”. Em publicação no X (antigo Twitter), afirmou que a família Bolsonaro busca manter protagonismo na oposição, mesmo avaliando que derrotar Lula seria “praticamente impossível”.
Ele também comentou que uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), representaria “o beijo da morte” para o clã.
Leia mais
“Os marqueteiros do Tarcísio e do Centrão iriam trabalhar para esconder e construir uma política de apagamento do Bolsonaro. Ele seria esquecido na prisão. Para nós, o nome do candidato é indiferente. O Lula vai ser reeleito porque a vida do povo está mudando”, escreveu.
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) celebrou a escolha: “Parabéns, Flávio! Conte comigo”, publicou.
Ex-secretário de Comunicação Social no governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten também apoiou a decisão, reforçando confiança irrestrita no ex-presidente.
“Toda e qualquer decisão do presidente Jair Bolsonaro é soberana. Ele merece incondicionalmente a nossa confiança e lealdade”, afirmou.
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), apoiou a escolha por Flávio.
“Estaremos juntos na construção de um projeto que represente os valores do povo brasileiro que ama nossa bandeira, sintetizados no respeito à família, na liberdade religiosa, no livre mercado e na liberdade de expressão. Flávio, conte comigo!”, escreveu o senador.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
