Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

PAS UnB: avaliações começam neste domingo com a terceira etapa

Programa da Universidade de Brasília é dividido em três provas, equivalentes a cada ano do ensino médio; confira dicas

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O PAS (Programa de Avaliação Seriada) da UnB é uma importante via de ingresso na universidade e começa neste domingo (30).
  • A avaliação é realizada em três fases, correspondendo a cada ano do ensino médio, e agora é aberta a qualquer pessoa que já tenha concluído o ensino médio.
  • Educadores recomendam uma preparação adequada da saúde mental e emocional, além dos estudos, para um bom desempenho na prova.
  • Os professores enfatizam a importância de treinar com provas anteriores e de ter um conhecimento amplo sobre diversas áreas para se sair bem.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Desde 2022, processo seletivo deixou de ser restrito a estudantes matriculados em escolas José Cruz/Agência Brasil

Para muitos estudantes que têm como meta ingressar na UnB (Universidade de Brasília), o PAS (Programa de Avaliação Seriada) é uma das vias de entrada com mais oportunidades. A temporada de provas se inicia com o PAS 3 neste domingo (30).

Diferentemente do ENEM, o PAS ocorre em um só dia, mas é dividido em três fases: uma equivalente a cada ano do Ensino Médio. Desde 2022, o processo seletivo deixou de ser restrito a estudantes matriculados em escolas — qualquer pessoa que já concluiu o Ensino Médio pode realizar a prova (leia abaixo).


O R7 conversou com Tatiana Soares, professora de Português e Redação no Maple Bear, e com Tiago Diana, diretor da unidade Asa Norte do Centro Educacional Sigma, que deram dicas sobre como se preparar para o exame e realizá-lo de forma tranquila.

Conheça a prova

“Otimizar o estudo para o PAS é conhecer bem as provas anteriores. Minha principal dica é que o estudante seja expert nas quatro últimas provas do PAS", aconselha Tiago.


Por conta de suas particularidades, a prova exige que o candidato estabeleça já de antemão suas estratégias, como: ler logo no início o tema da redação, definir um limite de chutes e quanto tempo dedicar a cada questão.

Fique atento ao tempo

Como as questões de humanas e exatas, além da redação, ocorrem no mesmo dia, o manejo do tempo pode ser complicado, ainda mais quando comparado a outras provas, como o Enem. Por isso, é importante conhecer o estilo das questões por meio de treino. Fazer provas antigas auxilia não somente a compreensão do exame como também com a administração do tempo.


Busque se atualizar

“A UnB tem como princípio que seu estudante tem que ter um conhecimento de mundo, ou seja, saber sobre um pouquinho de cada coisa”, ressalta Tatiana.

Esse saber geral envolve conhecimento filosófico, político e de atualidades. Portanto, é fundamental que os candidatos leia e assistam a notícias durante o período de preparação para o PAS.


Atenção especial à redação

Resolver questões de ciências humanas e exatas e escrever a redação no mesmo dia exigem organização e treino, especialmente devido à peculiaridade do texto exigido na prova.

“[Na redação] podem cobrar qualquer gênero textual: carta, texto narrativo, dissertação, que não necessariamente é o texto dissertativo-argumentativo. Pode ser também o dissertativo-expositivo”, esclarece a professora de Português e Redação.

Economize nos chutes

O modelo de correção das questões chamadas de “Tipo A” (com itens verdadeiros ou falsos) apresenta penalidade quando o candidato erra. Isso significa que um item errado anula um certo. Por isso, é importante que o candidato marque o tópico quando confiar que ele seja correto. Chutar, portanto, é arriscado no PAS.

Como funciona o PAS

Elaborado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), o PAS é exclusivo para a UnB e foi originalmente pensado para estudantes do ensino médio, (com cada etapa correspondente ao 1º, 2º e 3º ano). Desde sua criação, mantém-se como a principal forma de ingresso na universidade, com reserva de 50% das vagas.

No entanto, desde 2022, a inscrição é liberada para quem já possui ensino médio completo. Neste caso, também há a divisão do ciclo, e o candidato deve realizar pelo menos duas fases (2ª e 3ª). Para os estudantes do ensino médio, é liberada a participação em mais de um subprograma ou etapa.

Cada prova funciona com um peso diferente, que impacta no cálculo final da nota. A primeira etapa concentra o menor peso e não é obrigatória para realização das posteriores. A nota final do participante é o somatório das notas calculadas a partir dos pesos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.