Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PCDF registra 1,3 mil ocorrências on-line de Maria da Penha

Números foram contabilizados em um ano; foram mais de três denúncias por dia por meio de ferramenta on-line da PCDF 

Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Denúncias de violência doméstica podem ser feitas por meio da Delegacia Eletrônica da PCDF
Denúncias de violência doméstica podem ser feitas por meio da Delegacia Eletrônica da PCDF Denúncias de violência doméstica podem ser feitas por meio da Delegacia Eletrônica da PCDF

Em um ano de funcionamento, mais de 1,3 mil ocorrências de violência doméstica foram registradas por meio da ferramenta Maria da Penha On-line, disponibilizada pela Delegacia Eletrônica da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal). Em média, mais de três denúncias foram feitas todos os dias. 

Com o serviço, os pedidos de medidas protetivas solicitadas ocorreram em cerca de 70% dos boletins de ocorrência registrados, chegando ao total de 922.

Por meio da ferramenta, a vítima pode enviar provas como fotos, vídeos e e-mails, fundamentais para as investigações e decisões judiciais. Além disso, é possível solicitar medida protetiva, a partir do preenchimento de um questionário de avaliação de risco e representação contra o autor da violência, e acolhecimento em Casa Abrigo. 

As funções disponibilizadas permitem também agilizar a autorização para intimação durante o processo via telefone, e-mail, WhatsApp ou outro meio tecnológico sério e idôneo. 

Publicidade

“A implementação desse novo formato de denúncia, com funções que facilitam e dão celeridade ao processo, colocou o DF ainda mais à frente no combate à violência de gênero no país”, avalia o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

De acordo o titular da Delegacia Eletrônica, José Fernando Grana, após a denúnica e solicitação de medidas protetivas, o juiz tem acesso ao processo em 30 minutos.

Publicidade

Com o total de 1.330 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, a Delegacia Eletrônica é a terceira no ranking total dos registros feitos pela PCDF. Fica atrás somente da Deam II (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), em Ceilândia, que possui o maior número de boletins registrados – 2.928 – e a Deam I, na Asa Sul, com 2.051.

Tentativa de feminicídio

Neste domingo (30), uma mulher de 44 anos foi esfaqueada durante uma discussão com o companheiro, no Sol Nascente, em Ceilândia (DF). O suspeito, de 38 anos, que não teve o nome divulgado, fugiu após o crime.

Publicidade

A mulher foi levada ao Hospital Regional de Ceilândia e deve passar por uma cirurgia. O crime foi registrado como injúria e tentativa de feminicídio. 

Além da Delegacia Eletrônica e de todas as delegacias do DF, as denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento da Secretaria de Segurança Pública que funcionam 24 horas por dia — telefone 197, 190, e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br e pelo WhatsApp (61) 98626-1197. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.