Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Pessoas presas em elevadores e serviços afetados: apagão causa transtornos aos moradores do DF

Em regiões do Gama, Lago Norte, Brasília e Ceilândia, bombeiros tiveram que ser acionados para socorrer pessoas presas

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Apagão afetou o DF na manhã desta terça-feira
Apagão afetou o DF na manhã desta terça-feira

O apagão que afetou todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15) causou transtornos aos moradores do Distrito Federal. De acordo com a Neoenergia, distribuidora de energia elétrica da capital federal, as regiões do Gama, Itapoã, Ceilândia e Recanto das Emas foram as mais afetadas pela queda de energia. Já no Lago Norte, Brasília, Gama e Ceilândia, o resgate teve que ser acionado para socorrer pessoas presas em elevadores.

As unidades do Na Hora não foram afetadas pelo apagão, e os atendimentos continuaram a ser realizados. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, as unidades possuem dispositivos nobreak, que permitem a continuidade dos serviços em caso de picos ou falhas de energia elétrica. A Polícia Civil também também continuou a operar atendimentos normalmente.

O R7 tentou contato com a Secretaria de Saúde, Metrô, Polícia Militar, Procon, Aeroporto e Detran, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Serviços públicos do país foram afetados pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil megawatt de carga em diversos estados. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste.


Leia também

As causas da ocorrência estão sendo apuradas. A recomposição foi iniciada a partir das 9h, em todas as regiões afetadas no país. Segundo a pasta, até às 10h, já haviam sido recompostos 7 mil megawatts de carga, solucionando o apagão nas regiões Sul e Sudeste.

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil Megawatts de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, destacou o órgão.


Retomada nas regiões do país

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já nos estados do Norte, foram recompostos 27% da carga de energia, e 68% no Nordeste do país. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada e apurar as causas do incidente. Em viagem ao Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presenciar a posse do presidente eleito, Santiago Peña, Silveira decidiu antecipar o seu retorno ao Brasil

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.