Pessoas presas em elevadores e serviços afetados: apagão causa transtornos aos moradores do DF
Em regiões do Gama, Lago Norte, Brasília e Ceilândia, bombeiros tiveram que ser acionados para socorrer pessoas presas
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
O apagão que afetou todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15) causou transtornos aos moradores do Distrito Federal. De acordo com a Neoenergia, distribuidora de energia elétrica da capital federal, as regiões do Gama, Itapoã, Ceilândia e Recanto das Emas foram as mais afetadas pela queda de energia. Já no Lago Norte, Brasília, Gama e Ceilândia, o resgate teve que ser acionado para socorrer pessoas presas em elevadores.
As unidades do Na Hora não foram afetadas pelo apagão, e os atendimentos continuaram a ser realizados. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, as unidades possuem dispositivos nobreak, que permitem a continuidade dos serviços em caso de picos ou falhas de energia elétrica. A Polícia Civil também também continuou a operar atendimentos normalmente.
O R7 tentou contato com a Secretaria de Saúde, Metrô, Polícia Militar, Procon, Aeroporto e Detran, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Serviços públicos do país foram afetados pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil megawatt de carga em diversos estados. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste.
Leia também
As causas da ocorrência estão sendo apuradas. A recomposição foi iniciada a partir das 9h, em todas as regiões afetadas no país. Segundo a pasta, até às 10h, já haviam sido recompostos 7 mil megawatts de carga, solucionando o apagão nas regiões Sul e Sudeste.
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil Megawatts de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, destacou o órgão.
Retomada nas regiões do país
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já nos estados do Norte, foram recompostos 27% da carga de energia, e 68% no Nordeste do país. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada e apurar as causas do incidente. Em viagem ao Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presenciar a posse do presidente eleito, Santiago Peña, Silveira decidiu antecipar o seu retorno ao Brasil.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.