Ministro de Minas e Energia antecipa retorno ao Brasil após apagão atingir todo o país
Alexandre SIlveira acompanhou Lula na posse do presidente do Paraguai; ministro quer a 'devida apuração dos motivos' do apagão
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, decidiu antecipar o retorno ao Brasil após todas as regiões do país registrarem queda de energia na manhã desta terça-feira (15). Silveira tinha viajado ao Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presenciar a posse do presidente eleito, Santiago Peña. Todas as regiões do Brasil registraram falta de energia elétrica na manhã desta terça-feira (15). Em algumas cidades, o apagão nacional durou alguns minutos. Em outras, a população continuava sem luz até a última atualização desta reportagem.
"Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia", escreveu o ministro em uma rede social.
"Além disso, lidero todos os procedimentos com equipe e vinculadas. Também estou providenciando o meu retorno imediato do Paraguai ao Brasil, onde acompanhava o presidente Lula na posse do novo presidente paraguaio Santiago Peña", completou Silveira.
Uma das atitudes tomadas pelo ministro após o apagão foi a criação imediata de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como apurar as causas do incidente.