Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apagão no Brasil é 'evento de grande porte', diz diretor da Aneel

Sandoval Feitosa afirma que empresas envolvidas estão tomando providências para a normalização do fornecimento de energia

Cidades|

Usuários da Linha 4-Amarela do Metrô de SP registraram falta de luz nas estações
Usuários da Linha 4-Amarela do Metrô de SP registraram falta de luz nas estações Usuários da Linha 4-Amarela do Metrô de SP registraram falta de luz nas estações

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, classificou o apagão que atinge o Brasil nesta terça-feira (15) de um "evento de grande porte".

Segundo Feitosa, a agência, o Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e as empresas envolvidas estão acompanhando a situação e tomando providências para o restabelecimento rápido do serviço.

"O Ministério de Minas e Energia já comunicou à agência e aos demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento, sim, de grande porte, que envolve as regiões Norte, Nordeste e algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste do país", afirmou durante reunião pública do órgão, na manhã desta terça.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Uma ocorrência no período da manhã levou à separação elétrica do Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com a abertura das interligações entre essas regiões.

Publicidade

Segundo o ONS, pelo menos 16 mil megawatts de energia foram interrompidos, dos quais 13.500 mil já haviam sido recompostos até 10h45. O operador afirmou ainda que a interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência, mas que o serviço já foi retomado.

Mais cedo, o Ministério de Minas e Energia informou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação por conta da ocorrência.

Publicidade

Em nota, a pasta informou que a equipe do ministério está trabalhando para que a carga seja "plenamente restaurada o mais breve possível". Foi determinada também a apuração das causas do incidente.

"Tão logo tenhamos maiores informações, nós comunicaremos em conjunto com o MME e ONS as providências que estão sendo tomadas como também os procedimentos e providências para que o serviço seja restabelecido", afirmou Sandoval.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.