PF faz nova operação contra fraudes bancárias e mira 'laranjas'; veja vídeos
Agentes cumprem 51 mandados de busca e apreensão em 17 estados e no Distrito Federal na manhã desta terça-feira (30)
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (30) 51 mandados de busca e apreensão em 17 estados e no Distrito Federal para identificar pessoas que disponibilizavam contas bancárias — os chamados "laranjas" — para receber dinheiro vindo de fraudes bancárias eletrônicas (veja imagens abaixo). A segunda fase da operação "Não seja um laranja" contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Interpol.
Dados da PF mostraram que houve um aumento considerável da participação de pessoas físicas nesse tipo de esquema. Segundo o órgão, além de ser um crime, os "laranjas" ajudam as organizações criminosas, já que as fraudes bancárias são um dos principais vetores de financiamento desses grupos.
As penas para quem comete esse crime podem chegar a oito anos de prisão, mais multas, e ainda serem agravadas se os delitos forem praticados com o uso de servidor mantido fora do Brasil, ou ainda se a vítima for uma pessoa idosa ou vulnerável.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Outras ações
Essa é mais uma operação de caráter nacional que visa coibir essa criminalidade, como a ação realizada em fevereiro deste ano. Na época, investigações mostraram que um grupo suspeito fraudou mais de R$1,9 milhão de contas bancárias de prefeituras de diversos estados.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Tocantins e São Paulo. Também estão sendo executadas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores de alvos da operação, com o objetivo de recuperar o dinheiro desviado.