PF investiga suspeitos de contrabandear cigarros e lavar dinheiro em Pernambuco
Suspeitos falsificavam cigarros de diversas marcas em fábricas clandestinas sem autorização da Anvisa
Cidades|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
A Polícia Federal cumpriu três mandados de prisão e 17 de busca e apreensão contra um grupo investigado por contrabando de cigarros estrangeiros e lavagem de dinheiro em municípios de Pernambuco. A investigação aponta que os integrantes ajudavam na fabricação de cigarros falsificados de diversas marcas em fábricas clandestinas sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Leia mais
As investigações começaram em abril de 2021, quando a polícia instaurou um inquérito para apurar a existência de uma organização criminosa que fazia a importação e exportação de cigarros de origem estrangeira via marítima ou terrestre.
Os mandados foram cumpridos em endereços residenciais e comerciais localizados nas cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Custódia, Águas Belas e Pesqueira. A ação contou com 45 policiais federais e 16 Fiscais da Secretaria da Fazenda Estadual de Pernambuco.
A polícia tenta identificar outros envolvidos e localizar bens adquiridos com o lucro do contrabando. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, contrabando e constituir organização criminosa.
*Sob supervisão de Bruna Lima