Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF ouve testemunhas de desaparecimento de servidor da Funai e jornalista inglês

Investigação tenta esclarecer desaparecimento de indigenista da Funai e de jornalista inglês colaborador do jornal The Guardian

Brasília|Alan Rios e Kelly Almeida, do R7, em Brasília

Jornalista inglês Dom Phillips
Jornalista inglês Dom Phillips Jornalista inglês Dom Phillips

A Polícia Federal ouviu duas testemuhas do caso de desaparecimento de um servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio) e um jornalista inglês. Elas prestaram depoimento no início da noite desta segunda-feira (6) e foram liberadas.

O indigenista da Funai Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, há pelo menos 24 horas. Eles estão incomunicáveis desde a tarde do domingo (5).

A dupla fazia o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, distante 1.135 km de Manaus. Segundo a Unijava (União das Organizações Indígenas do Vale do Javari), os dois visitariam a equipe de vigilância indígena do lago do Jaburu na sexta-feira (3) e deveriam voltar a Atalaia do Norte no domingo pela manhã, o que não aconteceu.

O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o Exército participam das buscas. “Às 14h, saiu de Atalaia do Norte uma primeira equipe de busca da Univaja, formada por indígenas extremamente conhecedores da região. A equipe cobriu o mesmo trecho que Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips supostamente teriam percorrido, mas nenhum vestígio foi encontrado”, informa o comunicado da Univaja.

Publicidade

Bruno é indigenista especializado em povos indígenas isolados e conhecedor da região, onde foi coordenador regional por cinco anos. Segundo lideranças indígenas, ele estava recebendo ameaças durante a viagem.

Ao The Guardian, a esposa do jornalista inglês, Alessandra Sampaio, pediu "ações urgentes" para resolver essa situação. “Tudo o que posso fazer é rezar para que Dom e Bruno estejam bem em algum lugar, impossibilitados de continuar a jornada por causa de algum problema mecânico", declarou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.