Lula compara desempenho do PIB do Brasil com atuação do Corinthians no Brasileirão
Economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, segundo dados do IBGE
Brasília|Do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma comparação do crescimento econômico do país neste ano com o desempenho do Corinthians no Brasileirão. Durante uma live nas redes sociais, nesta terça-feira (5), o ministro da Secretaria da Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse que o mercado financeiro esperava uma retração da economia brasileira, mas que o país cresceu 0,1% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. Na sequência, Lula comparou a situação com a do clube paulista e disse que muitos apostaram que o time seria rebaixado neste ano.
"O mercado estava falando em -0,3%, cresceu 0,1%. Com isso, o Ministério do Planejamento e, principalmente, a equipe do ministro Haddad estão vibrando, porque isto é a garantia que o PIB neste ano cresce mais que 3%, 3,1%, 3,2%. Todo o nosso governo está de parabéns. É a notícia do momento no Brasil", afirmou Pimenta.
Na sequência, Lula disse: "O que é importante é que tem gente apostando que o Corinthians ia ser rebaixado, e o Corinthians não vai ser mais rebaixado porque o Bahia perdeu". "Apesar de ter perdido pro Inter, por 2 a 1, ainda assim vai ficar na primeira divisão", completou Pimenta. As declarações foram feitas durante o Conversa com o Presidente, diretamente de Berlim, na Alemanha, onde Lula cumpre agenda pública.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mesmo com a desaceleração, o PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país — opera 7,2% acima do nível pré-pandemia, registrado no último trimestre de 2019.
Leia também
Em valores finais, a economia nacional produziu R$ 2,741 trilhões entre julho e setembro, desempenho 3,2% melhor na comparação com o mesmo período do ano passado, mostra o SCNT (Sistema de Contas Nacionais Trimestrais).
Mesmo positivo, o resultado do terceiro trimestre confirma a tendência de perda de ritmo da atividade econômica já observada nos três meses anteriores, quando o PIB nacional avançou 1% na comparação com a alta de 1,4% apurada no primeiro trimestre deste ano, puxada pelo bom desempenho da agropecuária (+12,5%).