Piscina do Parque Nacional de Brasília reabre nesta terça após incêndio florestal
Local ficou fechado por uma semana; trilhas do Parque Nacional seguem interditadas por questões de segurança
Brasília|Do R7
O Parque Nacional de Brasília reabrirá nesta terça-feira (24) uma das piscinas, conhecida como Pedreira ou “piscina velha”, da Água Mineral. O local estava fechado desde o dia 16 devido ao incêndio que atingiu a unidade de conservação. A outra piscina, chamada de Areal, continua interditada por motivos administrativos.
LEIA TAMBÉM
O público pode visitar a atração entre 7h e 16h. A entrada custa R$ 18 para pessoas entre 12 e 29 anos. Crianças até 11 anos e idosos acima de 60 anos não pagam. As trilhas continuam fechadas por questões de segurança, já que o incêndio no Parque Nacional ainda não foi extinto, mas está controlado.
Em 14 de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília. O fogo se alastrou, e 1.473 hectares da reserva biológica foram queimados. O trabalho de combate às chamas durou cinco dias e contou com mais de 700 profissionais.
Durante a queimada, a poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes. A suspeita é de que o incêndio teve origem criminosa. O presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes), Mauro Pires, disse em uma coletiva na última terça-feira (17) que o prejuízo é incalculável para a fauna e a flora.
Água Mineral
Com capacidade para receber 1.500 visitantes por dia, a Água Mineral tem duas piscinas: uma mais antiga (Pedreira) e uma nova (Areal). O local chama a atenção pela vegetação e pela fauna composta por espécies raras como lobo-guará, jaguatirica e mico-leão-dourado.