Polícia Civil suspende concurso público por suspeita de irregularidades no DF
Ministério de Contas apresentou representação em que alega que a prova não era adaptada a portadores de deficiência
Brasília|Do R7, em Brasília
A Polícia Civil do Distrito Federal suspendeu o concurso público para agentes, realizado em 2020, após possíveis irregularidades na desclassificação de candidatos portadores de deficiência. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (14).
No ano passado, o Ministério de Contas do Distrito Federal apresentou uma representação no Tribunal de Contas do DF em que alegava que a prova não era adaptada a candidatos PcD.
"Entende que a previsão editalícia de que não haverá adaptação dos testes físicos para os candidatos com deficiência fere a legislação de regência e constitui obstáculo virtualmente intransponível para uma imensa gama de deficiências", informou a representação.
Ao R7, a Polícia Civil disse que o Cebraspe, instituição responsável pela avaliação do concurso, "deverá fazer uma nota informativa". A reportagem aguarda a resposta do Centro.
Segundo o Ministério de Contas, em um concurso feito pela corporação em 2013, de 37 candidatos PcD habilitados, "apenas 4 (11%) foram considerados aptos nos exames biométricos e avaliação médica".