Brasília Polícia Civil suspende concurso público por suspeita de irregularidades no DF

Polícia Civil suspende concurso público por suspeita de irregularidades no DF

Ministério de Contas apresentou representação em que alega que a prova não era adaptada a portadores de deficiência

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Sede do complexo da Polícia Civil do Distrito Federal

Sede do complexo da Polícia Civil do Distrito Federal

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

A Polícia Civil do Distrito Federal suspendeu o concurso público para agentes, realizado em 2020, após possíveis irregularidades na desclassificação de candidatos portadores de deficiência. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (14).  

No ano passado, o Ministério de Contas do Distrito Federal apresentou uma representação no Tribunal de Contas do DF em que alegava que a prova não era adaptada a candidatos PcD.

"Entende que a previsão editalícia de que não haverá adaptação dos testes físicos para os candidatos com deficiência fere a legislação de regência e constitui obstáculo virtualmente intransponível para uma imensa gama de deficiências", informou a representação.

Ao R7, a Polícia Civil disse que o Cebraspe, instituição responsável pela avaliação do concurso, "deverá fazer uma nota informativa". A reportagem aguarda a resposta do Centro.

Segundo o Ministério de Contas, em um concurso feito pela corporação em 2013, de 37 candidatos PcD habilitados, "apenas 4 (11%) foram considerados aptos nos exames biométricos e avaliação médica".

Últimas