Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia faz ação contra grupo que usava fotos de ministros de Bolsonaro e Lula em golpes virtuais

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades pernambucanas de Jaboatão dos Guararapes e Paulista

Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília

5ª Delegacia de Polícia Civil, na Asa Norte
5ª Delegacia de Polícia Civil, na Asa Norte 5ª Delegacia de Polícia Civil, na Asa Norte

Uma ação conjunta entre as polícias Civis do Distrito Federal e de Pernambuco cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (5) contra um grupo de estelionatários que aplicava fraudes eletrônicas utilizando fotos de políticos do alto escalão do governo federal para extorquir dinheiro das vítimas. A associação criminosa atuava em Pernambuco, onde os mandados foram cumpridos.

De acordo com o delegado Eduardo Dal Fabbro, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, mais de dez pessoas denunciaram ser vítimas do golpe no Distrito Federal. Os criminosos criavam falsos perfis no Whatsapp com fotos de diversos políticos do alto escalão da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual governo. Entre os alvos da Operação 'Shark Attack' (ataque de tubarão, em tradução livre), estão ministros de Estado e presidentes de partidos.

A fraude consistia em transferir valores das contas das vítimas para serem pulverizados para outras contas, no intuito de ocultar a origem ilícita do dinheiro. As buscas foram feitas nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, ambas localizadas na região pernambucana.

Logística

A atuação ocorreu em conjunto com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, a 5ª Delegacia de Polícia Civil (Área Central) e teve apoio operacional da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Pernambuco.

Os criminosos agiam a partir de uma central de distribuição de sinal de internet clandestina, localizada em uma comunidade no bairro de Piedade, que fica em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com as investigações, o local servia para a criação dos perfis falsos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.