Polícia Militar do DF prende jovem suspeito de atear fogo no parque Burle Marx
Detido tem 19 anos e foi pego com gasolina dentro de uma garrafa
Brasília|Do R7
A PMDF (Polícia Militar do DF) prendeu um jovem de 19 anos suspeito de atear fogo no parque Burle Marx, no Noroeste nesta terça-feira (17). Ele foi apreendido com gasolina dentro de uma garrafa, e foi encaminhado para a Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente da PCDF (Polícia Civil do DF).
A Polícia Civil criou uma força-tarefa para investigar indícios de crimes em incêndios que têm atingido vegetações da capital federal. O trabalho da corporação será feito com outros órgãos do GDF e visa garantir uma resposta rápida e eficaz na identificação e responsabilização de quem cometeu os eventuais crimes ambientais.
A ação terá o apoio da Divisão de Operações Aéreas, das delegacias circunscricionais e da perícia da Seção de Incêndio e Explosão, do Instituto de Criminalística da Polícia Civil.
Segundo a Polícia Civil, entre julho e setembro deste ano, o DF contabilizou 24 casos de incêndios em vegetação. O número representa um aumento de 85% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram 13 casos.
Incêndio no Parque Nacional
Por volta de 11h30 do último domingo (15), um incêndio começou no Parque Nacional do Distrito Federal. O fogo foi controlado durante a madrugada de terça-feira (17). O presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Mauro Pires, disse que o incêndio traz um “prejuízo incalculável” em danos ambientais para a fauna e flora. Segundo o órgão, pelo menos 2,4 mil hectares do parque foram atingidos pelo fogo.