Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Policiais protestam e pedem a Bolsonaro que conceda reajuste

Presidente fez aceno à categoria com reajuste salarial e reestruturação de carreira dos agentes de segurança pública

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Protesto dos policiais federais em Brasília (DF)
Protesto dos policiais federais em Brasília (DF) Protesto dos policiais federais em Brasília (DF)

Policiais federais realizam, nesta quinta-feira (28), protestos em diversas cidades do país. Os agentes pedem ao presidente Jair Bolsonaro que "cumpra" com o compromisso de valorização das forças de segurança pública e conceda reestruturação e reajuste salarial.

Os atos têm o apoio da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais), Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) e Fenadepol (Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal).

"A manifestação visa o cumprimento, pelo governo federal, do compromisso firmado pelo próprio presidente da República em valorizar as forças penais", afirma o presidente da ADPF, Luciano Lero.

A mobilização é uma resposta a Bolsonaro, que teria acertado com o Ministério da Economia um reajuste salarial de 5% para todas as categorias de servidores públicos. A medida, no entanto, desagradou aos policiais.

Publicidade

De acordo com as entidades, o que se espera é que haja um aumento acima dos 5% e também a reestruturação das forças de segurança pública, prometida pelo presidente. O texto sobre o assunto não foi enviado para apreciação do Congresso Nacional.

Para cumprir o reajuste, o Executivo terá de diminuir os recursos de outros setores do governo. De acordo com a Lei Orçamentária de 2022, apenas R$ 1,7 bilhão podem ser usados para correções neste ano. Os 5% vão fazer com que o governo tenha de gastar até R$ 6,3 bilhões com a medida.

Publicidade

Na semana passada, o governo escalou o ministro Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública, para conter a crise com os policiais. Na ocasião, o titular fez uma reunião com as entidades policiais e afirmou que o governo queria, de fato, conceder aumento aos servidores. No entanto, ouviu insatisfações e reclamações dos agentes.

Após a reunião, diversas entidades anunciaram a realização urgente de manifestações, já ratificadas em assembleias promovidas por cada carreira de servidores da Polícia Federal. Segundo a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, houve protestos nesta quinta-feira em todas as unidades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.