Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito de Cuiabá vai recorrer da decisão que o afastou do cargo

Emanuel Pinheiro (MDB) foi alvo de operação realizada nesta terça-feira (19); seu chefe de gabinete, Antônio Monreal, continua preso

Brasília|Plínio Aguiar, do R7

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB)
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB)

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), informou que vai recorrer da medida judicial que determinou seu afastamento do cargo. Pinheiro foi afastado nesta terça-feira (19) após determinação da Justiça por suposta contratação irregular de servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Em nota, o prefeito disse que recebeu "com surpresa" a decisão judicial e vai recorrer por considerar as medidas "desproporcionais e midiáticas". Pinheiro disse também que está à disposição das autoridades para esclarecimentos dos fatos.

Durante a operação, Antônio Monreal Neto, chefe de gabinete do prefeito, foi preso e passou por audiência de custódia, mas a prisão dele foi mantida pela Justiça. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o funcionário já entrou com recurso perante o Tribunal de Justiça do Estado contra sua prisão.

As medidas (de afastamento do prefeito e da prisão de seu chefe de gabinete) foram solicitadas pelo Ministério Público Estadual com base em investigação comandada pelo Naco (Núcleo de Ações de Competência Originária) — o inquérito investigou a denúncia de contratação excepcional de 259 servidores para a pasta da Saúde em 2018 em detrimento de realização de concurso público.

Publicidade

Operação

Os pedidos foram aceitos pelo Tribunal de Justiça do Estado —– o caso corre em segredo de Justiça. A operação foi realizada pelo Naco, com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e Decor (Delegacia Especializada de Combate à Corrupção).

Além do prefeito e de seu chefe de gabinete, foram alvos da operação a esposa do prefeito, Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro, a secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro.

Todos os funcionários da prefeitura foram afastados de suas funções. A reportagem busca contato com os demais envolvidos. O espaço está aberto para manifestação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.