Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo federal, em Brasília
Agência Brasil - ArquivoO sistema de informática da Presidência da República foi alvo de um ataque hacker. De acordo com fontes ouvidas pelo R7, os criminosos que atuam pela internet conseguiram acessar informações sensíveis e prejudicar o acesso aos arquivos armazenados nos servidores do órgão.
O ataque teve início na semana passada e prejudicou o acesso dos funcionários aos computadores, levou a perda de arquivos e obrigou a formatação de computadores. A investida teria sido por meio de um ataque de ransomware, quando os dados do alvo são criptografados, ou seja, são trancados, e o acesso ocorre apenas mediante uma senha, da qual apenas os hackers têm conhecimento.
Este tipo de ataque se tornou frequente contra órgãos públicos e no ano passado atingiu o Ministério da Saúde, o Ministério da Fazenda e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Procurada pela reportagem, a Polícia Federal informou que não comenta eventuais investigações em andamento e recomendou que a Presidência fosse questionada sobre o tema. Contatado, o Planalto não falou sobre o caso.
É comum que nos ataques deste tipo contra empresas privadas, organizações e governos, os criminosos peçam um valor para liberar os dados sequestrados. Geralmente, a exigência de pagamento ocorre por meio de moedas virtuais, já que é mais difícil localizar o destinatário.