Presidente Lula cumprimenta os líderes na chegada ao encontro do G20; acompanhe ao vivo
Cúpula acontece nesta segunda e terça-feira, no Rio de Janeiro, com lideranças como Joe Biden, Xi Jinping, Emmanuel Macron e Javier Milei
Brasília|Do R7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta os líderes da Cúpula do G20 na chegada ao MAM (Museu de Arte Moderna), no Rio de Janeiro. O encontro reúne nesta segunda (18) e terça-feira (19) as maiores economias do planeta. Líderes de grandes potências como Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, vão discutir temas como inclusão social, reforma da governança global e transições energéticas.
Lula fará às 10h o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que abrirá a 1ª Sessão da Reunião de Líderes do G20: Combate à Fome e à Pobreza.
O grupo responde por cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial.
Compõem o G20 a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia, representada pelo presidente da Comissão Europeia e pelo presidente do Conselho europeu, e União Africana.
O Brasil exerce a presidência do G20 desde 1º de dezembro de 2023 até o próximo dia 30 de novembro de 2024. Na terça-feira (19), último dia da cúpula, ocorrerá a cerimônia de transmissão da presidência do G-20 do Brasil para a África do Sul.
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que será lançada na abertura, é uma iniciativa brasileira para mobilizar países e organizações internacionais no combate à fome e à pobreza até 2030. Além disso, a modernização de instituições como a ONU, o FMI e o Banco Mundial e a transição energética rumo a uma economia mais sustentável também estarão na pauta.