Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Projeto sobre o Carf tranca a pauta na Câmara; votações serão retomadas após 4 de julho

Projeto foi enviado por Lula com 'urgência constitucional' e, portanto, deve ser apreciado em até 45 dias pela Câmara

Brasília|Camila Costa, do R7, em Brasília

Lira anunciou que pauta ficará trancada
Lira anunciou que pauta ficará trancada

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (20) que a pauta de votações no plenário da Casa ficará trancada pelo menos até 4 de julho. O motivo é uma questão regimental que envolve o projeto de lei 2384/2023, que trata do desempate em votações do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, a causa do trancamento é a "urgência constitucional", regime que pode ser dado pelo presidente da República a projetos de autoria dele. Após 45 dias da apresentação da proposta, o projeto tranca a pauta na Câmara — ou seja, proíbe qualquer votação que não tenha prazo constitucionalmente previsto. Esse prazo acaba nesta quarta-feira (21). Isso pode adiar também a votação do novo marco fiscal, que deve voltar para a Casa.

Em abril, o governo desistiu de discutir as mudanças no Carf por meio de uma medida provisória.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Na próxima semana, as comissões funcionarão de forma remota, com presença e votação pelo sistema virtual do Congresso Nacional.


Carf

De autoria do Executivo, o projeto veio para substituir uma medida provisória que perdeu a validade e permitia a representantes do Ministério da Fazenda desempatarem votações em julgamentos de processos tributários na Receita Federal, o que pode ampliar a arrecadação do Executivo.

O relator do projeto, deputado Beto Pereira (PSDB-MS), afirmou ao R7 nesta segunda-feira (19) que "existe uma disposição" por parte da Câmara de chegar a um equilíbrio sobre o tema — que agrade à União e ao contribuinte. Pereira disse que "ainda não existe uma alternativa consolidada" e que o texto precisa ter "alinhamento com todas as bancadas".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.