Protesto na Esplanada dos Ministérios em Brasília termina com três prisões e 55 feridos
Pelo menos 12 policiais foram atingidos
Brasília|Do R7, com TV Record

O movimento “Acorda Brasília” que reuniu cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios na noite da última quinta-feira (20), terminou com a prisão de três pessoas, 55 manifestantes feridos, além de 12 policiais.
De acordo com o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, a atuação da Polícia Militar foi exemplar, mas poderia ter sido mais enérgica quando um grupo de manifestantes invadiu o Palácio do Itamaraty.
— Por trás de um movimento legítimo, um movimento bonito realizado pela sociedade, há um grupo minúsculo de vândalos, de agressores, de provocadores que tem colocado em risco a própria integridade física dos manifestantes.
O comandante geral da Polícia Militar no DF, coronel Joosiel Freire, disse que vai investigar os responsáveis pelos atos de vandalismo.
— Nosso objetivo é evitar sempre o confronto, o enfrentamento. Nós não queremos o contato físico nem queremos que pessoas saiam machucadas sejam elas os vândalos ou os manifestantes legítimos. O que temos feito é um trabalho de inteligência para que a gente possa prender esses vândalos no interior do movimento.
Entre os presos, um estudante de 19 anos foi indiciado por lesão corporal e desacato. As outras duas ocorrências foram por lesão corporal e dano ao patrimônio público. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, os detidos se comprometeram a se apresentar em juízo e foram liberados.
CPI da Copa, PEC 37 e melhorias em serviços públicos são bandeiras da manifestação em Brasília
Segundo a Secretaria de Saúde, os feridos foram atendidos no Hospital de Base de Brasília, mas nenhum com gravidade. O secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, afirmou que um manifestante teve um trauma na face que será avaliado nos próximos dias. Um policial teve um corte profundo e foi atendido no HRan (Hospital Regional da Asa Norte).
Assista ao vídeo:















