Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSDB registra 6 mil votos em duas horas de votação em prévias

Partido espera quase 45 mil votos para a escolha de seu candidato à Presidência; votação vai até as 17h, por meio de aplicativo

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, durante as prévias do partido neste sábado (27)
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, durante as prévias do partido neste sábado (27) O presidente do PSDB, Bruno Araújo, durante as prévias do partido neste sábado (27)

O diretório nacional do PSDB registrou mais de 6 mil votos de filiados nas duas primeiras horas de votação nas prévias que acontecem neste sábado (27) para a escolha do candidato do partido à Presidência da República em 2022. O PSDB espera que 44.697 filiados votem até as 17h, quando o pleito será encerrado.

Após a crise gerada internamente pela pane tecnológica no sistema de votação, o partido retomou neste sábado (27) as prévias para definir seu candidato para 2022. Disputam as prévias o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Eles devem chegar a Brasília na tarde deste sábado para acompanhar o resultado da votação, com divulgação prevista para as 19h.

Virgílio, que é diplomata e teve mandado de senador por Manaus, corre por fora na disputa. Na manhã deste sábado, ele comentou nas redes sociais que as prévias são a oportunidade para reconduzir o PSDB ao centro das decisões políticas do país. "Hoje teremos um vencedor que contará com o apoio de todos os tucanos. É o fim deste ciclo e o início de outro", declarou.

Publicidade

Ataques de hackers

O aplicativo de votação rápida que o PSDB utiliza nas prévias recebeu 10 mil tentativas de invasão nas duas primeiras horas de eleição, muitas delas vindas do exterior, segundo a direção do partido. O presidente da sigla, Bruno Araujo, disse que o partido pedirá investigação da Polícia Federal.

"O monitoramento é total. Temos uma estrutura tecnológica preocupada constantemente com a segurança porque há fortes indícios [de ataque hacker]. Nós entregamos os documentos à PF para que o caso seja investigado", afirmou.

Publicidade
Os dois principais concorrentes nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP)
Os dois principais concorrentes nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) Os dois principais concorrentes nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP)

Segundo a direção do partido, nenhuma tentativa de invasão foi bem-sucedida. A sigla contratou três hackers para defender o sistema de ataques. Os candidatos também têm equipes técnicas que trabalham exclusivamente com a segurança da tecnologia.

O desenvolvimento do aplicativo usado nas prévias custou R$ 364 mil ao PSDB. A votação é feita por meio do site da empresa BEEVoter, depois que a tecnologia desenvolvida pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) apresentou problemas no último domingo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.