Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Quadrilha usava inteligência artificial para invadir contas bancárias

Polícia Civil do Distrito Federal fez operação para desarticular esquema de invasão de contas bancárias com uso da tecnologia

Brasília|Do R7, em Brasília

Senado debate regulação da inteligência artificial Jornal da Record/Reprodução

Um grupo que movimentou cerca de R$ 110 milhões em contas bancários para lavar dinheiro é alvo de operação da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), nesta sexta-feira (25). A quadrilha usava aplicativos de inteligência artificial para invadir diversas instituições financeiras.

A operação DeGenerative AI (do inglês inteligência artificial degenerativa) cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do responsável pelos crimes. Lá, havia computadores e outros equipamentos supostamente usados nos golpes e que agora serão investigados pela polícia.

“Os investigados realizaram mais de 550 tentativas de invasão a contas bancárias de correntistas de bancos digitais, por meio de ataques coordenados, uso de dados de terceiros e do método deepfake, com o qual conseguem reproduzir a imagem dos correntistas para validar procedimentos de abertura de contas e habilitação de novos dispositivos informáticos”, explicou a PCDF em nota.

Os próprios bancos, a partir das equipes internas que trabalham contra esse tipo de ataque, conseguiram frustrar os golpes. Mesmo assim, o grupo chegou a movimentar cerca de R$ 110 milhões nos últimos quatro anos, em contas de pessoas físicas e jurídicas. Os policiais acreditam que essa movimentação tinha como objetivo a lavagem de dinheiro obtido com golpes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.