Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Quem está dentro do Congresso não ouve barulho lá fora', diz Lula

Presidente voltou a falar, nesta sexta-feira (28), que cidadãos têm que ir nas casas dos parlamentares

Brasília|Plínio Aguiar e Bruna Lima, do R7 em Brasília

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (28) o Congresso Nacional e afirmou que seus membros não percebem o que ocorre fora do edifício, localizado em Brasília.

“Eu tenho dito ao movimento sindical que aquela história de virmos a Brasília para fazer pressão já não cola mais. Porque quem está dentro do Congresso Nacional não ouve barulho lá fora. Pode chover, trovejar, relampear, quem está dentro do plenário não vê”, disse Lula.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

“Pode fazer passeata de 100 mil pessoas, com faixas. Os caras só vão ver de noite na televisão. E outro dia eu falei uma coisa que alguém interpretou mal. Mas o deputado, o senador, o governador tem casa. Então é muito melhor montar um esquema de ir na casa da pessoa com muita educação, falar individualmente com ele”, acrescentou Lula.

Publicidade

Em 2022, Lula afirmou em encontro da Central Única dos Trabalhadores (CUT) que, em vez de ir a Brasília para manifestações, os trabalhadores e movimentos deveriam mapear o endereço dos parlamentares e comparecer em sua porta.

Reajuste

A declaração sobre o Congresso Nacional foi feita por Lula durante cerimônia para assinar reajuste de 9% no salário dos servidores federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. A medida atinge mais de um milhão de pessoas e impacta em aproximadamente R$ 11,6 bilhões os cofres públicos este ano.

O aumento vale para os salários a partir de maio, começando a ser pago em 1º de junho. Além disso, os servidores terão R$ 200 a mais no auxílio-alimentação, o que representa incremento de 43,6% no valor do ticket.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.