Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Quinto andar do prédio que desabou no DF não tinha registro

Obrigatória para obras, Anotação de Responsabilidade junto ao Crea só tem informações sobre a construção de quatro pavimentos

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

  • Google News
Momento em que prédio desaba em Taguatinga (DF)
Momento em que prédio desaba em Taguatinga (DF)

O prédio que desabou recentemente em Taguatinga (DF), deixando 24 famílias desabrigadas, tinha cinco pavimentos, mas apenas quatro tiveram construção registrada no Crea-DF (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal).

O incidente aconteceu na última quinta-feira (6). Uma parte da estrutura segue de pé, mas está se movendo e, segundo a Defesa Civil, dá indícios de risco de novo desabamento.


O Crea informou, em nota, que "localizou o registro de três Anotações de Responsabilidade Técnica, datadas de 1999, 2001 e 2003, tendo dois engenheiros como os responsáveis técnicos em períodos distintos".

O documento de Anotação de Responsabilidade Técnica define quem são os engenheiros responsáveis, e é obrigatório para toda a execução da obra. No caso em questão, o registro no Crea é de quatro pavimentos.


Nenhum dos documentos cita o 5º andar do prédio, construído há cerca de três anos. Segundo a nota do Crea, "diversas causas podem levar a sinistros deste tipo, como erros de projeto, má execução de obra, uso de material indevido, falta de manutenção e até mesmo reformas e ampliações sem acompanhamento técnico".

Leia também

Ainda segundo o texto, "só se pode afirmar a causa do desabamento após a realização de perícias e laudos técnicos".

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.