‘Rataria’: PGR expõe sugestão de coronel para Bolsonaro se reunir com quem atuaria ilegalmente
No conteúdo, Reginaldo Vieira de Abreu sugere o encontro como estratégia para difundir informações falsas sobre o sistema eleitoral
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, leu, durante o julgamento do Núcleo 4 da trama golpista, nesta terça-feira (14), mensagens enviadas pelo coronel do Exército Reginaldo Vieira de Abreu em um grupo em que o réu se comunicava com demais membros do chamado núcleo da desinformação. De acordo com a acusação, Abreu teria solicitado que Bolsonaro fizesse uma reunião apenas com o pessoal disposto a atuar “à margem da legalidade e da moralidade”, denominados “a rataria”.
Esse grupo não incluiria o que Abreu chamou, nas mensagens, de pessoas “acima da linha da ética”, citando Paulo Guedes e servidores do TCU (Tribunal de Contas da União) e da AGU (Advocacia-Geral da União). Na época, o militar era chefe de gabinete do secretário Mário Fernandes.
Veja mais
Ao ler o conteúdo, Gonet defendeu que Abreu buscava alterar o relatório da Polícia Federal sobre a credibilidade das urnas eletrônicas.
“Essa apresentação da Argentina, nosso relatório do Exército tem que estar no mínimo alinhado com eles, para dar veracidade ao nosso. Não pode estar dizendo que não tem nada. No mínimo tem que ser igual ao dos caras, para dar o tal do ‘batom na cueca’, se nada aparecer até lá”, leu Gonet.
Abreu se referia, nas mensagens, à apresentação de um dossiê com informações falsas sobre as urnas eletrônicas brasileiras, apresentado pelo canal La Derecha Diário, controlado por Fernando Cerimedo, em novembro de 2022.
Julgamento do Núcleo 4
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) inicia o julgamento, nesta terça-feira (14), dos sete réus do chamado “Núcleo 4”. Este grupo é apontado como o responsável por disseminar notícias falsas e atacar instituições e autoridades.
O julgamento é presencial, com sessões reservadas em quatro datas:
- Dias 14 e 21: Sessões pela manhã (9h às 12h) e à tarde (14h às 19h).
- Dias 15 e 22: Sessões apenas pela manhã (9h às 12h).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
