Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Reação de mãe ao saber que filha passou em 1º lugar na UnB viraliza: 'Conseguimos'; assista

Vídeo com a reação emocionada da família teve mais de 500 mil visualizações em 12 horas e foi comentado por artistas e políticos

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Mãe chora ao saber que filha passou em 1º lugar na UnB
Mãe chora ao saber que filha passou em 1º lugar na UnB

"Nós conseguimos, cara." Essa foi a primeira frase que a professora Maria Aparecida Ramos das Neves disse à filha, Maria Lívia de Oliveira, quando descobriu que a jovem havia passado em 1º lugar no curso de engenharia ambiental na UnB (Universidade de Brasília). O momento em que a jovem, moradora do Distrito Federal, contou à mãe sobre a conquista foi registrado em vídeo pelo irmão e viralizou nas redes sociais. Assista:

Quem filmou o momento foi o irmão de Maria Lívia, Mateus Oliveira. "Minha irmã passou pra UnB e eu estou até agora chorando com a reação da minha mãe", comentou o jovem. Na gravação, Aparecida chega em casa após um dia de trabalho e percebe o sorriso no rosto dos filhos. "Você está com um sorriso no rosto", diz a mãe. "Eu passei na UnB, em 1º lugar", conta Maria, com a mãe ainda fechando a porta de casa. "O quê? É sério?" Então a emoção toma conta da família, que se abraça, chora e comemora a conquista da jovem.

Maria Lívia e Maria Aparecida; vídeo de mãe e filha viralizou nas redes sociais
Maria Lívia e Maria Aparecida; vídeo de mãe e filha viralizou nas redes sociais

Leia também: Em vídeo emocionante, filho toca o Hino Nacional com trompete para anunciar ao pai que passou na PMDF

O vídeo foi publicado na noite da quarta-feira (30) e já passava de 500 mil visualizações e 62 mil curtidas até a última atualização desta reportagem. O sucesso foi tanto que artistas e políticos interagiram no post. "Eu não esperava essa repercussão, porque eu gravei pra gente guardar de recordação, não esperava aquela reação da minha mãe que fez todo mundo chorar", diz Mateus.


Maria Lívia está colhendo o fruto de anos de dedicação. A jovem sempre foi destaque na escola e chegou a ser medalhista numa versão das Olimpíadas de Matemática quando tinha apenas 11 anos. "Quando eu vi meu nome na lista de aprovados, fiquei muito feliz, é muito gratificante. Lembrei de toda a minha jornada e pensei: caramba, deu certo", contou ao R7

A jovem estudou como bolsista em uma escola particular de Brasília e conta que viveu três meses intensivos de preparação para a prova do PAS (Processo Seletivo de Avaliação Seriada). "Quando eu ia presencialmente à aula, tentava aproveitar ao máximo tudo o que a escola oferecia. Passava o dia na sala de estudos e procurava os professores plantonistas quando tinha alguma dúvida."


'Foi muita batalha'

Por saber que a filha sempre foi estudiosa e dedicada, a mãe da jovem, que é professora da educação infantil, já esperava que Maria fosse aprovada na universidade, ainda assim, a emoção falou mais alto quando o resultado finalmente foi confirmado. 

"É até difícil explicar, foi um momento de muita emoção. Eu vim no ônibus pensando nesse resultado e em oração, quando cheguei em casa e vi o sorriso dela, eu já sabia, foi incrível. Foi muita batalha para chegar aonde ela chegou", comemora a mãe.

Foram muitas noites fazendo marmitinha para ela levar para a escola%2C e muitas idas e vindas nas paradas de ônibus. Foi difícil%2C mas agora me sinto realizada.

(Maria Aparecida, professora e mãe de Maria Lívia)

Família comemora conquista de Maria Lívia. Jovem passou em 1º lugar no curso de Engenharia Ambiental na UnB
Família comemora conquista de Maria Lívia. Jovem passou em 1º lugar no curso de Engenharia Ambiental na UnB

A família ressalta que o que fica é a mensagem de que a educação é um caminho possível para superar situações difíceis. "Não é exaltando um discurso meritocrático porque a Maria é uma, entre tantas, que teve uma oportunidade. Existem milhões de crianças no Brasil que, como ela, só precisam de investimento para também conseguir vencer. O que fica é a lição de que é possível ir, lutar e vencer pela via da educação. Esse é o maior legado que minha mãe, como professora, deixou pra gente", resume Mateus. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.