Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

'Recomposição está sendo rápida', diz Alckmin sobre apagão nacional

Presidente em exercício afirmou nesta terça-feira que as causas da queda de energia em todo o país vão ser investigadas

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin

O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (15) que a ação do governo durante o apagão foi "rápida" e que as causas da queda de energia vão ser investigadas. "Já está sendo recuperado. Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste 100% normal. O Nordeste já recuperou 80%, e a região Norte, mais de 40%", disse.

"A gente deverá em poucas horas, se tudo correr bem, estar com tudo normalizado. E aí, vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, dos seus técnicos, da equipe toda, e a recomposição está sendo rápida", disse Alckmin.

O vice-presidente ainda comentou que conversou com o secretário executivo de Minas e Energia, Efrain Pereira da Cruz, e afirmou que o problema não deve alterar a agenda política. O chefe da pasta, ministro Alexandre Silveira, está junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Paraguai, onde participam da posse do presidente eleito no país, Santiago Peña.

"Conversei com o [ministro] substituto Efrain, que é secretário-executivo. E está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema". Até por volta das 12h, Alckmin não havia conversado com o presidente Lula sobre o assunto. 


Mais cedo, o Ministério de Minas e Energia informou que houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já nos estados do Norte, foram recompostos 27% da carga de energia, e 68% no Nordeste do país.

Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada e apurar as causas do incidente. 


Horas após demissão do presidente da Eletrobras

O apagão registrado em todo o país aconteceu horas depois de Wilson Ferreira Júnior pedir demissão da presidência da Eletrobras. Na noite de segunda-feira (14), a empresa informou em comunicado que Ferreira Júnior renunciou ao cargo de CEO, mas não disse por qual motivo ele pediu para deixar o posto.

A demissão de Ferreira Júnior foi acatada pelo conselho de administração da Eletrobras. No lugar dele, o colegiado escolheu Ivan de Souza Monteiro. Antes, ele estava à frente da presidência do conselho de administração da empresa.

A Eletrobras é a maior empresa de geração de energia elétrica brasileira, com capacidade geradora equivalente a 23% do total da capacidade instalada do país. Além disso, a empresa é líder em transmissão de energia elétrica no Brasil, com 38,49% do total das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional em sua rede básica.​

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.