Redução do desmatamento é reflexo de ‘políticas públicas consistentes’, diz Marina Silva
Governo divulgou, nesta quinta (12), os dados do INPE sobre desmatamento na Amazônia e no Cerrado
Brasília|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
“Políticas públicas consistentes, bem desenhadas, bem implementadas, feitas de forma republicana, com o compromisso que tem o presidente Lula, dão bons resultados”, disse Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em evento do governo federal que divulgou, nesta quinta-feira (12), os dados sobre o desmatamento na Amazônia e no Cerrado.
Os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que compreendem os períodos entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, revelou uma diminuição de 11,08% do desmatamento na Amazônia, sendo a quarta redução consecutiva e a terceira menor taxa da história. Já no Cerrado, a queda foi de 11,49%.

Segundo André Lima, secretário do Meio Ambiente, os números para o primeiro semestre de 2026 serão ainda mais promissores, com uma queda de 35% no desmatamento, além de uma degradação 82% inferior à média dos últimos dez anos.
“Não é só o governo federal com os estados que vai resolver, é o envolvimento do setor privado, mas também do poder político local. E nós estamos focando ações em 81 municípios prioritários”, afirmou Lima sobre as iniciativas que levaram ao resultado positivo.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















