Repatriados da Faixa de Gaza são conduzidos para diversas localidades no Brasil
Das 32 pessoas, 4 ficaram em Brasília, outras 26 chegaram a São Paulo e vão ficar na casa de parentes ou em abrigos
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
Os 32 brasileiros e familiares repatriados da Faixa da Gaza começaram a ser conduzidos para diversas localidades do país. Um voo com 26 pessoas pousou na manhã desta quarta-feira (15) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, após deixar a Base Aérea de Brasília. Os resgatados do conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel têm como destino final cidades de São Paulo, Novo Hamburgo (RS), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC).
Apenas quatro pessoas ficarão em Brasília e já foram deslocadas para a casa de familiares que moram no Distrito Federal.
Dos 26 passageiros que pousaram em São Paulo, 14 vão ficar em um abrigo providenciado pelo governo do estado. Trata-se de um local específico para receber refugiados, e cada família ficará em uma unidade própria. Os outros 12 irão para a casa de parentes em diferentes localidades.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O grupo chegou ao Brasil na noite de segunda-feira (13) e foi recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, os repatriados receberam atendimento de saúde, com atualização de vacinas, auxílio de assistentes sociais e psicólogos, além de serviço de emissão de documentos.
A bordo da aeronave cedida pela Presidência da República, estavam nove mulheres, seis homens e 17 crianças, duas delas com quadro de desnutrição, que desembarcaram primeiro e foram levadas para duas ambulâncias.
"Às vezes, a gente passava fome, sede. Muito chocante, muito triste. Eu quero agradecer a todos, ao governo, ao presidente, pela força, pelo apoio", disse Hasan Rabee, um dos repatriados, que viajou com os filhos.
A jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos, também agradeceu por ter sido repatriada. "Até agora não consigo acreditar. Achei que ia morrer. Ficamos assustados. Já perdi muitos familiares, amigas, já perdi minha casa. Agora estou muito feliz e emocionada", disse.
O grupo foi autorizado a deixar Gaza pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas do domingo (12). Antes de chegar à capital brasileira, o avião fez pousos técnicos em Las Palmas, cidade espanhola nas Ilhas Canárias, e no Recife (PE).
Balanço
Além dos 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza, desde o início do conflito entre o Hamas e Israel o governo federal já resgatou 1.445 brasileiros e familiares. O número contabiliza oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Operação Voltando em Paz. Além das pessoas, 53 animais de estimação foram resgatados.
Em relação à ajuda humanitária, o Brasil mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água a Gaza. No último dia 30, 1,5 tonelada de alimentos foi enviada. No carregamento, estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.