GDF promete construir novas UPAs em seis cidades do DF
Marcello Casal Jr/ABrQuem vai em busca de atendimento nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) reclama que a espera é longa. No entanto, a Secretaria de Saúde anunciou mais seis unidades pra desafogar as quatro que já existem.
A UPA de Ceilândia vai funcionar no antigo Ceilambódromo. As obras já começaram e vão custar cerca de R$ 7 milhões. A previsão é de que ela fique pronta ainda neste ano.
Além de Ceilândia, a promessa do governo é construir novas UPAs em outras cinco cidades.
Em Sobradinho, por exemplo, o lugar onde a unidade vai funcionar já foi cercado e as obras devem começar logo. Já as UPAs da Asa Norte, Taguatinga, Planaltina e Gama vão ter que esperar o resultado de uma ação que tramita no Tribunal de Contas da União sobre o uso de dinheiro federal na construção.
Hoje, quatro UPAs ficam abertas 24 horas por dia no Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião. Elas são indicadas para casos de emergência menos graves que os atendidos em hospitais.
A Secretaria de Saúde garante que em todas UPAs há sempre quatro médicos emergencistas, preparados pra atender qualquer especialidade. A secretaria diz que o atendimento segue os critérios da classificação de risco e, por isso, pacientes menos graves precisam esperar mais.
Faça seu e-mail do R7
Imprima suas fotos no R7!
Venha para o R7 Banda Larga!