Secretaria de Segurança do DF não foi informada sobre manifestações previstas para este domingo
A orientação do Governo do DF é que seja notificada sobre manifestações com, no mínimo, três dias úteis antes do ato
Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou ao R7 que os atos públicos previstos para ocorrer em Brasília neste domingo (8) não foram cadastrados junto à pasta. No entanto, "os atos públicos previstos para este final de semana foram identificados previamente e estavam sendo monitorados", informou a secretaria. Não há horário confirmado para o ato.
O monitoramento das movimentações é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, desta forma, a pasta informou que o fechamento da Esplanada dos Ministérios, no sábado (7), foi realizado "para garantia da segurança e atuação das forças de segurança."
Há um protocolo para que uma manifestação popular ou um evento ocorra em área pública. O objetivo é garantir a segurança da população por meio do planejamento operacional. A Secretaria de Segurança pede que seja notificada sobre a pretensão de manifestação pública com, no mínimo, três dias úteis antes da realização do evento.
Em Brasília, o primeiro passo é procurar a administração regional, responsável por conceder a licença. O cadastro é feito por e-mail e os eventos são classificados conforme a estimativa de público.
"De toda forma, cabe destacar que o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) faz acompanhamento de eventos, shows e manifestações, mesmo sem comunicação prévia, visando reduzir os impactos na segurança e rotina da cidade", explicou a secretaria.
Leia também
A área central de Brasília foi interditada no sábado (7) após a chegada de vários ônibus com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Manifestações estão sendo convocadas pelos bolsonaristas por meio das redes sociais e grupos de WhatsApp e Telegram.
Após ameaças de manifestações violentas e a chegada de caravanas contrárias ao resultado das eleições presidenciais, Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, assinou uma portaria que autoriza o uso da Força Nacional na capital federal entre este sábado (7) e segunda-feira (9).