Secretária-executiva da COP30 diz estar otimista com acordo entre países até o fim do evento
Ana Toni cita avanços em itens ligados a gênero e transição energética; ela também confirma a apresentação de 112 metas
Brasília|Lis Cappi, do R7, enviada especial a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A secretária-executiva da COP30, Ana Toni, demonstrou otimismo com a possibilidade de um acordo ao final da conferência que discute mudanças climáticas em Belém (PA).
“Segundo dia de COP e negociadores falando de temas muito específicos na negociação. Nos dá esperança que sim, a gente vai ter texto negociado”, disse a jornalistas nesta terça-feira (11).
Ana Toni afirmou que o primeiro dia de negociações contou com progressos em tópicos ligados a gênero e transição energética.
Segundo a CEO, houve também um avanço na apresentação de metas para a redução de emissões de gases poluentes — as chamadas NDCs. O número subiu para 112, entre as 197 metas que serão apresentadas como parte do Acordo de Paris.
Financiamento
Ana Toni confirmou que negociadores têm até esta quarta-feira (12) para decidir se a conferência vai incluir na agenda de discussões o debate sobre financiamento, para que países desenvolvidos contribuam com os em desenvolvimento.
O tópico está fora da agenda oficial e em fase de consulta, podendo ser incluído até amanhã. Contudo, há um caminho longo até o consenso. Nações desenvolvidas questionam a obrigatoriedade de “bancar” a transição energética em outros países, enquanto as que têm menos recursos reforçam a necessidade da medida. O Brasil é um dos defensores.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
