Brasília Secretário de Segurança do DF anuncia contratação de policiais para segurança nas escolas

Secretário de Segurança do DF anuncia contratação de policiais para segurança nas escolas

Segundo Sandro Avelar, contratações serão temporárias; anúncio foi feito oito dias após o ataque em uma creche em Blumenau (SC)

  • Brasília | Fabíola Souza, do R7, em Brasília

Coletiva de imprensa na Secretaria de Segurança Pública com os secretários de Segurança, Sandro Avelar, e de Educação, Hélvia Paranaguá,

Coletiva de imprensa na Secretaria de Segurança Pública com os secretários de Segurança, Sandro Avelar, e de Educação, Hélvia Paranaguá,

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, afirmou nesta quinta-feira (13) que há previsão de contratação de policiais temporários para garantir a segurança nas escolas do DF. Ainda de acordo com o secretário, existe um esquema de cooperação entre as forças de segurança pública para coibir ameaças de ataques nas escolas do DF. O anúncio foi feito oito dias após o ataque em uma creche em Blumenau (SC).

"Não divulgamos o efetivo do batalhão escolar por questão de logística, mas temos reforçado os números com o efetivo do Detran e Corpo de Bombeiros", declarou Avelar. De acordo com o secretário, há cobertura das forças de segurança para as 1.624 escolas públicas e privadas da capital, além de 3,2 mil vigilantes para 700 escolas públicas.

Avelar ressaltou que há muitas falsas denúncias sobre o tema, o que, segundo o secretário, prejudica o trabalho das forças de segurança. Ele alertou que fazer ligações indevidas para as polícias Militar e Civil, além dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) poderá render multa de até R$ 4 mil. É o que estabelece um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do DF na quarta-feira (12).

Durante a coletiva de imprensa a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que também estava presente, revelou que a comunidade escolar terá um canal direto com a polícia do Distrito Federal. Além da chefe da pasta da Educação do DF, estavam presentes o diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Marcelo Portela; a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Mônica Mesquita; o comandante-geral da Polícia Militar (PMDF), Klepter Rosa; e o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Benito Tiezze.

Saiba quais são os canais para denunciar:

- Delegacia eletrônica: pcdf.df.gov.br

- E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br

- Telefone: 197 opção 0

- Emergência 190

- WhatsApp Batalhão Escolar: 61 99968-8950

Últimas