Sem citar condenação de Bolsonaro, Lula diz que 2025 é o ‘ano da verdade’
Petista voltou a comparar Brasil pós-Bolsonaro à Faixa de Gaza: ‘Destruído’; ex-presidente foi condenado pelo STF na última semana
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (18) que 2025 é o “ano da verdade” no Brasil. O petista não citou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados, na última semana, pela participação na trama golpista.
“Este ano é o ano da verdade neste país. As pessoas podem mentir para uma, duas, três pessoas, até para elas mesmas, mas jamais conseguirão mentir para toda a sociedade. E é essa a verdade que queremos reestabelecer”, declarou Lula, em evento no Palácio do Planalto.
leia mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Bolsonaro, na última quinta (11), a 27 anos e três meses de prisão, com regime inicial fechado.
A Primeira Turma da corte entendeu que o ex-presidente cometeu cinco crimes: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça; e deterioração de patrimônio tombado.
Durante discurso na cerimônia desta quinta, Lula comparou o Brasil pós-Bolsonaro à Faixa de Gaza em meio ao conflito no Oriente Médio entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
“Em 2023, este país estava como a Faixa de Gaza, estava destruído. Não tinha mais Ministério da Cultura, da Mulher, da Igualdade Racial... E dos poucos que tinham, tinha metade dos funcionários que tinha quando deixamos o governo, em 2010″, criticou.
O petista declarou, ainda, que “quando um político não tem o que oferecer para o povo, ele mente”.
Declarações anteriores
Não foi a primeira vez que Lula citou a Faixa de Gaza ao criticar Bolsonaro — as falas foram feitas em ao menos outras duas ocasiões.
“Este país, eu diria, o que eles fizeram nesses últimos [anos], depois do impeachment da Dilma, é o que o [primeiro-ministro de Israel, Benjamin] Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso”, afirmou em julho do ano passado, também durante evento.
Há três meses, Lula voltou a fazer a comparação, em entrevista a um podcast.
“Quando chegamos aqui, pegamos um país semidestruído. Eu, de vez em quando, olho para a destruição na Faixa de Gaza e fico imaginando o Brasil que nós encontramos. Não tinha mais Ministério do Trabalho, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, da Cultura. Tinha sido uma destruição proposital”, declarou.
Perguntas e Respostas
O que Lula declarou sobre o ano de 2025?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que 2025 será o “ano da verdade” no Brasil, enfatizando que as pessoas podem mentir para algumas, mas não para toda a sociedade. Ele expressou a intenção de reestabelecer a verdade no país durante um evento no Palácio do Planalto.
Lula mencionou a condenação de Bolsonaro em seu discurso?
Não, Lula não citou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros aliados pela participação em uma trama golpista durante seu discurso.
Qual foi a condenação imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF?
O STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime inicial fechado, por cinco crimes, incluindo organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado.
Como Lula comparou o Brasil pós-Bolsonaro?
Lula comparou o Brasil pós-Bolsonaro à Faixa de Gaza, afirmando que o país estava “destruído” e sem ministérios importantes, como o da Cultura e da Mulher, e com a redução significativa de funcionários em comparação ao período em que deixou o governo em 2010.
O que Lula disse sobre políticos que não têm o que oferecer ao povo?
Ele afirmou que “quando um político não tem o que oferecer para o povo, ele mente”. Essa declaração reflete sua crítica à falta de propostas e ações efetivas por parte de políticos em geral.
Essa não é a primeira vez que Lula faz essa comparação?
Correto, Lula já fez essa comparação em outras ocasiões, incluindo uma declaração anterior em que comparou as ações do governo pós-impeachment da Dilma com as ações do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Faixa de Gaza.
O que Lula disse em relação à destruição do Brasil?
Lula mencionou que ao assumir a presidência, encontrou um país “semidestruído” e fez uma analogia com a destruição na Faixa de Gaza, destacando a ausência de ministérios essenciais e a destruição proposital que ocorreu nos últimos anos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
