Senado aprova indicações de Lula para Cade e Banco Central
Os indicados tanto para o Cade quanto para o BC foram sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos da Casa
Brasília|Laísa Lopes, do R7, em Brasília
O Senado aprovou nesta terça-feira (12) as indicações de quatro nomes para compor o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de dois nomes para a diretoria do Banco Central (BC).
Passam a compor o Cade os procuradores José Levi do Amaral e Diogo Thomson de Andrade, a economista Camila Cabral Pires Alves e o consultor legislativo Carlos Jacques Vieira Gomes.
Mais cedo, os quatro indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram sabatinados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Camila Cabral e Diogo Thomson de Andrade foram aprovados por unanimidade pela comissão. Já o procurador José Levi Mello e Carlos Jacques Vieira receberam um voto contra cada um.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Para o Banco Central, os parlamentares aprovaram a indicação dos economistas Rodrigo Teixeira e Paulo Picchetti, para as diretorias de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, respectivamente. Os indicados também já tinham sido aprovados em uma sabatina na CAE no fim de novembro.
Novos membros do Cade e do Banco Central
Rodrigo Teixeira
É mestre e doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, dá aulas na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Teixeira é analista do Banco Central desde 2002 e atuou como servidor cedido ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao Ministério de Planejamento, à Casa Civil e à Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex-Brasil), entre outros órgãos.
Paulo Picchetti
É formado em economia pela PUC-SP, com mestrado na USP e doutorado na University of Illinois (Estados Unidos). Foi pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), além de membro do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos no Brasil (Codace).
José Levi Mello
O procurador José Levi Mello do Amaral Júnior é formado em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem mestrado e doutorado em direito. Levi atua como procurador da Fazenda Nacional e também já foi advogado-geral da União, de 2020 a 2021, além de ter chefiado a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, entre 2019 e 2020.
Levi também foi consultor-geral da União em 2015 e 2016 e é professor da USP e do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).
Camila Cabral
Nascida no Rio de Janeiro, Camila Cabral Pires Alves é formada em economia e tem mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, atua como servidora pública no cargo de professora-associada e diretora adjunta de pós-graduação no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Camila já exerceu funções no Cade como economista-chefe, entre 2011 e 2013, além de ter atuado como assistente técnica no Ministério da Fazenda.
Diogo Thomson
Procurador da Advocacia-Geral da União, Diogo Thomson de Andrade é natural de São Paulo e já atuou como diretor do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, além de ser superintendente adjunto do Cade. Thomson é formado em direito e tem mestrado na PUC-SP.
Carlos Jacques Vieira
Carlos Jacques Vieira Gomes é consultor legislativo do Senado e já atuou como assessor processual no Cade, do qual também foi secretário de plenário. Graduado em direito, tem especialização em telecomunicações e também já foi assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça.