MP do combate à gripe aviária foi aprovada
Edu Garcia/R7 - 22.9.2023O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a medida provisória que libera R$ 200 milhões para o Ministério da Agricultura e Pecuária aplicar no combate à gripe aviária. Diferentemente da votação na Câmara, que ficou marcada por uma obstrução da pauta encabeçada pela bancada ruralista, a discussão no Senado ocorreu de forma tranquila. O texto agora segue para sanção ou veto presidencial.
Veja também
-
Brasília
Oposição tenta obstruir pauta, mas Câmara aprova crédito de R$ 200 mi para combate à gripe aviária
-
Brasília
Suposta organizadora dos atos do 8 de Janeiro depõe na CPI da Câmara Legislativa do DF
-
Brasília
Deputados aprovam projeto que resguarda pecuaristas em caso de doenças como a gripe aviária
O texto da MP foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 6 de junho e precisava ser aprovado pelo Congresso Nacional até esta terça (3) para continuar valendo. Na época da assinatura, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o texto foi elaborado em conjunto com outras pastas e prevê ações de identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos de gripe aviária.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Até esta terça-feira, a pasta contabilizava 110 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) desde a primeira confirmação, ocorrida em 15 de maio. São 111 casos em aves silvestres e três em aves de subsistência. Outros 12 casos estão sendo investigados.