Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Senado aprova projeto que proíbe descontos em benefícios do INSS

Texto vai à sanção presidencial; mudança se dá após fraudes em benefícios

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Senado aprova projeto que proíbe descontos em benefícios do INSS.
  • Texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
  • Descontos só poderão ser feitos por meio de pagamento externo, como boleto bancário.
  • Medida surge após fraudes identificadas na operação Sem Desconto da Polícia Federal.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lei vai proibir o desconto mesmo que haja autorização do aposentado ou pensionista Carlos Moura/Agência Senado/12.11.2025

O plenário do Senado aprovou, de forma simbólica, nesta quarta-feira (12) o projeto que proíbe os descontos de associações em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A proposta agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A lei vai proibir a retirada de valores diretamente no pagamento feito no INSS mesmo que haja autorização do aposentado ou pensionista. Quem quiser contribuir com alguma entidade deve realizar a operação por outro meio, como boleto bancário.


O texto relatado por Rogério Marinho (PL-RN) também prevê a busca ativa de potenciais lesados por descontos indevidos e vai permitir o sequestro de bens do investigado ou acusado de crime que envolva algum tipo de fraude.

A busca ativa será feita com base em denúncias, reclamações de beneficiários e dados de auditorias realizadas por órgãos de controle.


Leia mais

De acordo com o texto, os empréstimos consignados só poderão ser contratados com autorização expressa e autenticação por biometria ou assinatura eletrônica qualificada.

Os valores retirados indevidamente, inclusive os empréstimos, deverão ser atualizados e devolvidos pela entidade responsável em 30 dias. Se isso não acontecer dentro do prazo, caberá ao INSS ressarcir as pessoas prejudicadas e, depois, cobrar das associações esse valor.


A aprovação ocorreu em meio à CPMI do INSS, que apura os descontos indevidos de aposentados e pensionistas após a operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que descobriu fraudes em benefícios entre 2019 e 2025.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.