Senadores eleitos tomam posse para mandato de oito anos
Os 27 parlamentares foram escolhidos em outubro; quatro são ministros de Lula
Brasília|Do R7, em Brasília
Os 27 senadores eleitos em outubro tomaram posse na tarde desta quarta-feira (1º) no Plenário do Senado Federal. O mandato é de oito anos e vai até fevereiro de 2031. Entre os empossados, cinco foram reeleitos e quatro são ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ainda nesta quarta (1º), os senadores vão escolher o presidente da Casa para os próximos dois anos.
No total, o Senado é composto de 81 parlamentares: cada estado e o Distrito Federal têm três representantes. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e no pleito seguinte, 54 (dois terços).
Entre os 27 que tomaram posse, quatro são ministros: Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.
Leia também
Para assumirem o mandato no Senado, eles se afastaram temporariamente das funções no Executivo. O parlamentar escolhido para chefiar ministério não perde o mandato no Legislativo. Após a posse, eles voltam às pastas federais e dão lugar no Senado a um suplente.
Os suplentes de Camilo Santana são Augusta Brito (PT) e Janaina Farias (PT). Os nomes que vão substituir Flávio Dino são Ana Paula Lobato (PSB) e Lourdinha (PCdoB). A cadeira de Wellington Dias deve ficar com Jussara Lima (PSD) ou José Amauri (Solidariedade). Renan Filho tem como suplentes Fernando Farias (MDB) e Adélia Maria (PV).
Com informações da Agência Senado