Ex-ministro Anderson torres preso desde janeiro
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 28.10.2022
Um pedido para visitar o ex-ministro e o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, com assinaturas de 42 senadores, foi encaminhado nesta quarta-feira (26) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Os parlamentares alegam ser uma “questão humanitária” a liberação da visita a Torres, preso desde 14 de janeiro por suposta omissão durante os ataques extremistas de 8 de janeiro em Brasília.
“A maioria do Senado da República pede essa autorização para visitar o ex-ministro. A prisão já dura mais de 100 dias e achamos necessário que haja esse gesto de solidariedade”, alegou o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).
Os senadores argumentaram as notícias sobre o estado de saúde de Torres. A defesa do ex-ministro conseguiu, inclusive, adiar o depoimento de Torres que deveria ocorrer na segunda-feira (24) com a justificativa de uma piora no estado de saúde do detido.
O senador Eduardo Girão (Novo-CE), um dos responsáveis por encabeçar o pedido, disse que o apoio do Senado ultrapassa a questão partidária. “A questão humanitária está grave. A questão familiar pesa, são filhas pequenas sofrendo, uma mãe que trata de uma doença grave. Nesse momento a gente precisa ter serenidade, razão e equilibro”, disse, citando o novo pedido de habeas corpus elaborado pela defesa de Torres.
O advogado do ex-ministro alega que “há imperiosa necessidade de preservação da vida, com a resposta urgente que a excepcionalidade exige”.
Um pedido semelhante de visita foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes. O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) solicitou uma visita, mas Moraes argumentou que a prerrogativa parlamentar não se aplicava no caso, já que seria uma ‘breve visita de cortesia’ e não institucional.
Caso a solicitação seja atendida, a ideia é que alguns dos 42 senadores sejam escolhidos para fazerem a visita. Não há informação, no entanto, se Torres quer ou vai recebê-los.